Sobre a autora

Adriana Alves Rodrigues é jornalista, professora do curso de Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB , onde leciona as disciplinas de Teoria da Comunicação, Edição jornalística, Redação em Revista, Estágio Supervisionado II e Comunicação Comparada. Está vinculada também ao prograna de Pós-Graduação em Jornalismo e Convergência Midiática pela Faculdade Social da Bahia – FSBA – com sede em Salvador, onde minsitra a disciplina de “Infografia multimídia na era da convergência”.

É mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e especialista  em Jornalismo Contemporâneo pelo Centro Universitário Jorge Amado- UNIJORGE (2009) É integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online – GJOL e do PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica) vinculado a CAPES, tendo como coordenação o professor  geral Marcos Palacios e das professoras também da UFBa, Graciela Natanshon e Malu Fontes. A missão principal do Programa, entre outras questões, é fomentar pesquisas colaborativas entre as instituições credenciadas . Além da Ufba, integram a UFSC, USP e a Universidade Tuiuti do Paraná.

A autora Iniciou suas pesquisas sobre infográficos em 2004 e em 2005, defendeu a monografia  sobre o tema. Na especialização, volta seu olhar sobre a infografia multimídia e aprofunda sua pesquisa no “Infográfico como Gênero jornalístico”, sob orientação de Ms. Jan Alyne Barbosa.

No mestrado, inciado no começo de 2008 e sob a orientação do professor Marcos Palacios, investigou a relação entre os infográficos multimídia e as bases de dados, partindo da premissa de que difere do modelo de produção de infografias atualmente, baseado em animações e 3D. Trata-se do atual estágio em que se encontra a infografia para a Web, que além da inserção das Bases de dados, implica em outro processo de análise jornalística e do desgin da informação.

Participação em livros:

Bahia de Perfil: Narrativas de todos os santos”, organização da pesquisadora e professora da USP, Cremilda Medina (2008).

Metamorfoses jornalísticas 2 : a reconfiguração da forma (2009). Demétrio Sóster e Fernando Firmino da Silva (organizadores)

Contato: adrianacontemporanea@gmail.com

Anúncios