Infografia na era dos dados e gêneros e formatos multimídia

Semana corrida, mas resgistro aqui dois documentos muito pertinentes ao analisar os novos formatos e narrativas na web, sobretudo, utilizando os elementos gráficos. Um, é o doc. feito por Alberto Cairo durante o Seminário virtual promovido pelo Instituto de Prensa, ocorrido ontem.  Em  A beleza da simplicidade: o poder da infografia na era dos dados, Cairo enfatiza que cada vez mais a simplicidade, gráficos explicativos devem vir à tona na visualização da informação, e que há confusão entre arte e infografia: ”

“Tradicionalmente, la confusión entre arte e infografía se debía al número exagerado de diseñadores e ilustradores en los departamentos de gráficos y a la falta de educación visual de los editores, que no entendían la infografía como un lenguaje periodístico”.

Cairo nos fala em Deep Simplicity (profunda simplicidade), ou seja,  que o profundo entendimento de um determinado fato ou acontecimento pode aumentar simples representações. “Cuanto más complejo sea un gráfico y menor el conocimiento de los lectores sobre su contenido, o sobre cómo usarlo, mayor debe ser la cantidad de explicaciones”.

Um outro documento disponível é o Generos_y_formatos_multimedia, do professor Ramón Salaverría. que destaca as novas linguagens jornalísticas na internet. Entre elas, o professor destaca a infografia, dividida em fases: 1) infográficos interativos (1998); 2) infográficos lineares (2000); 3) infográficos 3D (2002) e 4) Database infographics (2005).

Salaverría mostra muitos exemplos de infografias do The Ney York times nestas fases que ele estabeleceu.

Enfim, documentos para não perder de vista.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s