Infografias das chuvas

Em virtude das chuvas/desabamentos/deslizamentos que ocorrem em Salvador, o jornal A Tarde produziu um infográfico na qual identifica as áreas de risco da cidade, bem como os bairros, onde até agora, sete pessoas morreram na capital baiana.

Não há melhor forma de infografar, nestes assuntos, do que o mapa. Informações de geolocalização são sempre úteis e bem exploradas quando se trata de acidentes, tragédias, desabamentos como este. A visualização cartográfica cresce na medida em que demais ferramentas e o desenvolvimento das tecnologias digitais servem como aporte para a produção de mapas interativos na web.

Interatividade e imagens em movimento são os grandes aspectos que sobressaem neste infográfico, inclusive, demonstra sinais de avanços para a construção de infografias menos estáticas no jornal baiano.

Parabéns para Paula Pitta, que participou da produção deste infográfico, e que foi minha aluna da Pós da FASB.

Registro aqui também o infográfico feito pela equipe do G1 que retrata as áreas de deslizamentos ocorridos em Niterói. Assim como o A Tarde, um mapa foi explorado como suporte principal para a visualização da informação.

2 thoughts on “Infografias das chuvas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s