Qual o limite para a produção de infográficos?

Se estamos diante de novas formas de produção de infografia, qual seria o ou os limites de construção de narrativas mais dinâmicas e sofisticadas na web? eu diria que os infográficos jornalísticos, produto que mais se renova/inova na web, desafia os limites de tempo, espaço, criatividade, dinamismo para a criação de narrativas cada vez mais interessantes.

Prova disso foi este vídeo sobre o Japão que mostrei, no final de semana passado, aos alunos do curso de Pós-Graduação em Jornalismo e Convergência Midiática, na Faculdade Social da Bahia, na qual leciono a disciplina de Infografia Multimídia na Era da Convergência.

Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, cada vez mais dinâmicas,interativas e personalizáveis, tudo pode ser infografado. Até mesmo assuntos pessoais pode virar uma visualização. Um exemplo de como gostos pessoais pode virar infografia, é o site IONZ, que permite infografar contas de emails, quantas horas  voê dorme, qual a rede social que mais utiliza, meio de transporte, comida, etc. Essa foi dica da aluna Iloma Sales, que trabalha no Jornal A Tarde de Salvador.

Aqui alguns  vídeos que mostrei na aula:

3 thoughts on “Qual o limite para a produção de infográficos?

  1. Muito bom, o artigo. Sem dúvida que a tecnologia está a facilitar cada vez mais a produção de novas formas de visualização de informação.
    Essa foi, aliás, a principal razão para a criação do Visual Loop, um projeto recente que visa reunir de forma simples, porém acessível, os principais infográficos, mapas e demais formas de info-design disponiveis na internet.

    Fica o convite para conhecer: http://visualoop.tumblr.com/

    Continuação de um ótimo trabalho!

    @TSSVeloso

    • Olá!

      legal o projeto de vocês e que bom que novas formas de visualização, design, estão em curso.
      Aliás, achei os trabalhos de vocês bastante interessante. Continuem!

      abraços!

      adriana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s