Papers sobre Infografia e BDs na ABCiber

Destaco alguns trabalhos sobre infografia, base de dados e mutimidialidade  na ABCiber 2009, evento que ocorreu de 16 a 18 de novembro, em São Paulo:

A estética base de dados e os modos diferenciados para visualização da informação jornalística
Alexandre Farbiaz (UFF) e Suzana Barbosa(UFF)

Resumo: Discute-se a estética base de dados como nova metáfora para a representação da informação jornalística. Para tanto contextualiza-se o web jornalismo e apresenta-se teorizações acerca do  reconhecimento, por parte dos artistas da nova mídia, do poder conceitual e estético das bases de dados. Visa-se a contribuir com considerações acerca da recepção da estética base de dados para fazer emergir outros padrões para guiar a apresentação das informações jornalísticas.

Potencialidades do hipertexto em infográficos feitos para a Web: estudo de quatro casos
Rafael Tourinho Raymundo (UNISINOS)

Resumo: O artigo analisa quatro infográficos feitos para a Web, objetivando identificar os elementos hipertextuais e multimidiáticos presentes nos produtos, bem como de que maneira as partes de
cada infográfico se articulam entre si. Foram escolhidos exemplos que se destacassem pelo uso de elementos de hipertexto e multimídia, em meio a um universo de infográficos pobres
destes recursos. A ideia é sugerir caminhos inovadores para a elaboração de infográficos na Web, buscando unidade comunicativa sem o possível risco de stress cognitivo do hipertexto

Formato “Especiais Multimídia” no Clarín.com: uma aproximação entre cinema e novas mídias
Daniela Osvald Ramos (Faculdade Cásper Líbero)

Resumo
Este artigo pretende continuar o mapeamento de novos formatos multimídia informativos desenvolvidos na internet iniciado em nosso relatório de qualificação de doutorado, em especial o formato jornalístico, que apresenta multimídia por integração com o protagonismo do código audiovisual desenvolvido  anteriormente pela linguagem cinematográfica. Assim, pretendemos também fazer uma aproximação entre o cinema e as novas mídias, na esteira das pesquisas de Lev Manovich. Escolhemos especialmente o formato dos Especiales Multimedia
do Clarín.com, pois ele vem se consolidando desde 2001. Assim, também analisamos os perfis e a rotina da equipe que produz os especiais.

Todos os trabalhos aqui.

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