Artigos sobre infografia

nacional2009

Com a proximidade do Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares,que ocorre no período de 3 a 7 de setembro, em Curitiba, destaco dois papers que abordam a infografia como objeto de análise:

“A infografia como representação visual da notícia da tragédia do voo 4471″, de Itanel Quadros (Universidade Federal do Paraná).

Resumo: O artigo trata da notícia da tragédia do voo 447 e de como ocorreu a sua reprodução visual e sequencial – na forma de infográficos – em alguns jornais brasileiros, espanhóis e estadunidenses. Destaca que as soluções gráficas propostas pelos infografistas para os diversos aspectos dessa tragédia não permitiram, a priori, uma apuração mais precisa. As configurações iniciais se basearam em dados esparsos de fontes oficiais e conjecturas de especialistas aeronáuticos e meteorologistas, acrescidas da criatividade dos profissionais que complementaram suas elaborações visuais com informações geográficas e geológicas da região onde se deu o desaparecimento do avião. O material infográfico foi analisado a partir de conceitos expostos por Valero Sancho e Peltzer.

E

“Os nomes das coisas: em busca do especial multimídia” , Raquel RitterLonghi (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo: Os chamados “especiais multimídia” reúnem em um mesmo ambiente a linguagem textual, sonora e visual, constituindo-se em formatos noticiosos completos, com autonomia enunciativa. Apesar de considerados formatos inovadores do ponto de vista do uso da linguagem hipermídia, esses produtos ainda estão “escondidos” nos sites
jornalísticos, sendo poucos os casos em que são localizáveis na estrutura do site noticioso. Este artigo tem o objetivo de colaborar para a definição do formato “especial multimídia”, verificando o espaço que ocupa este tipo de produto em alguns sites, e agregando elementos para a definição da sua linguagem, a partir de uma verificação dos conceitos de “multimidialidade por integração” (Ramón Salaverría, 2005) e intermídia
(Longhi, 2008).

Os papers, relevantes para o estudo da infografia,traz novos olhares sobre o tema, e não ficam presos à  um panorama superficial ou revisão de literatura sobre a temática. E estão disponíveis no site da Intercom.

Leiam!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s