Intercâmbio infográfico – PROCAD

Como intercâmbio de pesquisa,via PROCAD, estive a semana passada em Florianópolis, no campus da UFSC. Como atividade,participei da reunião com o pessoal do NUPEJOC, em que houve um debate sobre o livro La infografia periodística, da Guillermina Álvarez (2005). Alguns pontos a destacar:

– O livro faz uma revisão de literatura sobre a infografia, expondo os conceitos principais  dos clássicos da infografia, como DePablos  e Peltzer, basicamente.

-Enfatiza a infografia on line e discorre sobre as infografias da Espanha, sobretudo destacando o jornal espanhol El Mundo, um dos jornais referência na área.

-Há dois fatores que contribuíram para a infografia na Web – embora a autora menciona superficialmente : o surgimento da banda larga e a digitalização. São momentos chaves para que a infografia produzida para a Web agregasse as características do novo ambiente, e simulasse um cenário de hiperrealidade.

-O livro, no geral, contribui mais para o alargamento da revisão bibliográfica da área, relevante para quem pesquisa os infográficos. Tem que passar pela história.

Pude conhecer uma pitadinha os bastidores do Jornal Labaoratório Zero, onde há produção de infográficos impressos nas matérias produzidas pelos alunos, desde o rascunho do storyboard até o produto final.

Por fim, tive orientações e discussões com o professor Elias Machado e da Tattiana Teixeira sobre a minha dissertação. Agradeço imensamente a atenção e apontamentos que me nortearam e vão enriquecer ainda mais minha pesquisa.

Registro aqui também a companhia e o diálogo informal,  Raquel Longhi, professora de lá que tive oportunidade de conhecer e dialogar ainda no Intercom/2008, em Natal. Obrigada Raquel pela companhia, pelo café e pela atenção carinhosamente destinada a mim. Espero poder encontrar-te mais vezes em muitas outras oportunidades.🙂

Bem, foi um intercâmbio produtivo.  Na bagagem, muitas idéias maturadas, fervilhando para colocar no papel, leituras que já comecei a fazer e tantas outras que virão.

P.S:Porque, escrevendo este post, esta música veio em minha mente e por que estava frio em Florianópolis,  choveu uns dias. Essa música me faz lembrar dias chuvosos que  me inspiram a escrever….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s