Infográficos ou Videoinfográficos?

A propósito do post de Leonardo Araújo em seu blog, resolvi registrar aqui minhas impressões sobre os infográficos produzidos pela Discovery Channel. Pois bem, chequei alguns, e pelo que percebi, muitos dos que eles disponibilizam no site,  carrega o caratér de “documentário” como os diversos vídeos que a Discovery produz, e o faz isso de forma magistral. O exemplo mais emblemático deste caráter documental é o “Humans vs. Sharks” (abaixo)  em que mostra de fundo as imagens reais do mar e dos surfistas, mesclada com cifras dos ataques e mortes dos tubarões.

O outro infográfico Viagem ao Centro da Terra é um infográfico interessante, do ponto de vista de sincronização de imagens gráficas e som. O pecado é a narração na qual deixa o infográfico cada vez com cara de documentário, porque as imagens falam por si só, elas também transmitem informações. Aliás, essa é a essência do infográfico: passar informação através do visual.

No final, grande parte destes infográficos estão mais para Videoinfográficos do que para o infográfico propriamente dito. Por outro lado, se trata de uma proposta em evolução e não menos criativa de transmitir a informação porque quando os recursos multimidiáticos, multidimensional estão integrados,  a narrativa se torna bastenat atrativa e inteligente.  E isso a Descovery soube fazer com maestria.

2 thoughts on “Infográficos ou Videoinfográficos?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s