Exemplos de infografias de 1º Fase

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Via twitter do colega André Deak, vem a inspiração para este post.  A Folha On line produziu uma infografia, que no mínimo, arranca muitas gargalhadas. O título “90 anos do conflito em Gaza em Flash”  mostra um “timeline” dos conlfitos naquela região, mas tem um detalhe: a infografia, como diz Deak, é uma vergonha. Totalmente amadora, com ausência de imagens em movimento, e o que mais me chamou atenção: tem barra de rolagem (!!!).

 A propósito das infografias multimídias, quando transpostas para o ciberespaço, agregam outras funcionalidades características do meio, quais sejam: multimidialidade, interatividade, hipertextualidade – são algumas. O que parece contudo, é que as infografias produzidas no Brasil – salvo raras exceções – ainda operam na lógica do impresso. São estáticas demais para estar no ciberespaço, e algumas, lineares demais para a potencialidade da internet.

As infografias contemporâneas vivem numa fase de bastante produtiva e inovadora. Se vislumbra a inserção das bases de dados nas produções, o que as colocam num patamar diferenciado das demais. Claro que imagens em animações, 3D, entre outros elementos multimídias vão continuar com força total. As bases de dados não eliminam tais recursos.  Enquanto se debate os infográficos em bases de dados, as infografias brasileiras ainda tem muito o que amadurecer no quesito das potencialidades que o meio oferece para tornar as narrativas multimídias atraentes.

 O exemplo da Folha On line poderemos enquadrar na primeira fase das infografias, ou seja, nos “Primórdios” da infografia, apresentando-se de forma estática, e não apresenta nenhum tipo de avanço quanto à incrementação da narrativa visual, em que tanto a apresentação quanto a leitura é totalmente linearPortanto, esta fase apresenta características de transposição. A narrativa neste tipo de infográfico mantém semelhanças com um “story board” ou “slide shows“. A diferença é mínima.

Esta infografia me fez lembrar de um post feito pelo professor Ramón Salaverría em que elencou “o melhor da produção multimídia”. Na sua seleção, havia uma infografia feita pelo El mundo em 2000 (!!) intitulada “Huelga en Francia“. Pois bem, esta info, assim como o exemplo da Folha On line, são estáticas e não inovam no discurso visual. Ambas são exemplos de como não fazer infografias interativas.   

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