Público: infográficos em base de dados

Como retratado no post anterior, a visualização das informações explorando muitos gráficos estatísticos, sobretudo nos mapas e seguindo esta linha de produção, o jornal português o Público inaugurou a nova etapa dos infográficos: Infografia utilizando base de dados para conteúdos novos. Isto siginifica dizer, em linhas gerais, que os database estão cada vez mais em evidência, não apenas como repositório de informações, mas como materia-prima no processo criativo destas infografias.

O [novo] infográfico do Público, simulou uma votação dos candidatos presidenciáveis, na qual remetia a informação a uma página na web que fica registrada numa base de dados criada pelo jornal. 

 infografia_publico_eleicoes-americanas

 

O resultado pode ser visto num mapa interativo com informações desta base de dados, a  depender, oscila em cores nos distritos norte-americanos.  Um outro aspecto a ser ressaltado neste infográfico: há informação especializada, do tipo pro gênero (home ou mulher), por tendência de votos, entre outros. Assim como o The New York Times, aconteceu em tempo real.  

 

infografico_publico-21

No blog do Mario Cameira, Infografando, há mais informações de como são feitas tais infografias, agora, produzidas pelas bases de dados.

By Adriana Rodrigues

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