VISUALIZAR’08: DATABASE CITY

 

Como podemos usar os recursos da visualização dos dados e o design da informação para compreender  os processos que administram as cidades contemporâneas e melhorá-las? O que podemos aprender estudiando os fluxos de movimento e tráfico das cidades?

Estas são alguns questionamentos que movem o II Seminário Internacional sobre projetos de visualização de dados, e acontece no período de 3 a 18 de novembro, em Madri. O seminário é uma realização do projeto Visualizar project criado por Medialab Prado Center em Madri, que se consitui um espaço para pesquisa na arte e novas mídias, bem como uma exploração do potencial social, artístico e cultural  da visulização dos dados.

Diferentemente do ano passado, em que o foco dos projetos era sobre a arte e ciência da visualização, este ano, o foco será no contexto urbano, isto é, a cidade servirá de inspiração: “Los entornos urbanos, cada vez más denso, complejos, y diversos, son una de las grandes “base de datos” de la sociedade contemporanea” . Nomes como  Fabien Girardin e Bestiario, Adam Greenfield, José Luis de Vicente e Juan Freire apresentarão uma visão geral das pesquisas e projetos mais recentes sobre a temática, que terá discussões teóricas e práticas.

by Adriana Rodrigues 

Deixe um comentário