A infografia portuguesa mais antiga

 

Em minhas mãos, o  livro “Infografia de Imprensa: História e Análise Ibérica Comparada“, lançado em janeiro deste ano,  da jornalista do jornal Publico.pt, de Portugal, Susana Ribeiro, que faz uma comparação sobre os infográficos da Espanha (El mundo e El Pais) e portugueses (Diário de Notícias e Publico). Neste livro- que é fruto da dissertação de mestrado da autora pela Universidade de Coimbra (UC)- há um dado interessante para a história da infografia: a autora descobriu a mais antiga infografia portuguesa foi  publicada originalmente na Gazeta de Lisboa Ocidental, em 21 de Janeiro de 1723.

A infografia retratava  uma baleia que media 87 palmos de comprimento (naquela época para medir era usada fita métrica) e teria entrado no rio Tejo e subido para a zona da Madre de Deus e depois, seguido para a área de Cacilhas, onde ficou entalada em seco após a maré vazar, agonizando de modo perturbador assustando os moradores daquele local. De acordo com Susana Ribeiro,  a imagem da baleia é o segundo mais antiga infografia ou infograma de imprensa que se tem notícia até o momento. O primeiro, em consonância com vários autores (Sancho, De Pablos, Peltzer, Cairo….) é o jornal londrino Daily Courant, em 1702.

O que muda para os estudos e história da infografia impressa? Na minha perspectiva, a autora integra um dado histórico novo (que já vou colocar na monografia da especialização e na dissertação de mestrado) até então deconhecido pelos anais da infografia. Foi uma descoberta inusitada no panorama dos estudos dos infográficos, despretensiosa até certo ponto, mas que carrega em si um valor acadêmico e histórico signifcativo, se pensarmos que na especificidade do tema e na escassez de bibliografia.

by Adriana Rodrigues

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s