Infomapas e monitoramento

É possível monitrar os furacões na internet. Através do Stormpulse revela o caminho via furacões e tempestades tropicais no Atlântico. Os dados são coletados do Centro Nacional de Furacão e outros locais. Além dos dados atualizados, é possível encontrar registros de tempestades que remontam a 1851(!). Ou seja, você pode ver as tempestades e furacões de anos anteriores. E ainda há uma API para incorporar o Stormpulse em páginas web.

Aqui no Brasil, é possível monitorar queimadas através do mapa interativo amazonia.vc, do portal recém-criado Globo Amazônia, pertecente ao Globo.com. No mapa interativo com dados fornecidos pelo Inpe,  o usuário fica sabendo quais áreas estão sendo desvastadas, mostra focos de incêndios, além de elencar a lista de usuários que mais prosterarm contra o desmatamento. O usuário pode sim participar através do Orkut. 

É válido ressaltar aqui a iniciativa de vigilância interativa via mapas e mashups  que vem ganhando espaço na internet. A diferença é que estes “infomapas”  permitem uma maior interatividade e o cruzamento de informações com as bases de dados para gerar uma nova informação, além de mobilizar a sociedade.

Via TechCrunch e Globo Amazônia

by Adriana Rodrigues

One thought on “Infomapas e monitoramento

  1. Pingback: BrSeek » Site mostra as rotas dos furacões on line

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s