“O infografista deve pensar como jornalista”

Recentemente, Alberto Cairo que dispensa apresentações, esteve no Brasil onde ministrou um curso sobre infografia na Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, local onde há um grupo de pesquisa o NUPEJOC que vem se dedicando as pesquisas dos infográficos.

Cairo concedeu uma entrevista para o grupo de pesquisa, e  diz que “não acredita que a infografia seja a salvação do jornalismo impresso. “A infografia  ajudará na mesma medida que um bom texto ajuda, ela é uma ferramenta para transmitir o conteúdo”.

Alguns trechos:

N – O que você acha fundamental para a formação de um bom infografista?

C – É importante que você saiba pensar como jornalista, que saiba um pouco de estatística, um pouco de cartografi a, um pouco de design gráfi co, um pouco de animação para a infografi a online, mas o mais importante é saber ser jornalista e pensar visualmente.

N – Com relação à infografi a para jornalismo online, percebemos que às vezes a interatividade e a multimidialidade atrapalham a qualidade de informação. O que seria então a diferença fundamental entre infografia para impresso e para online?

C – A diferença fundamental é a quantidade de espaço e tempo que você tem para contar a história. Muitas vezes, o trabalho de edição é mais importante que o trabalho de produção. Você não deve colocar mais detalhes simplesmente porque você pode coloca um vídeo, ou porque você pode colocar um áudio.

N – Como você avalia o mercado de infografi a no Brasil?
C – Os profissionais são ótimos, mas o Brasil tem um problema comum a de qualquer outro país que é a falta de comunicação entre os departamentos de arte e infografias com as redações. Falta um pouco a figura de jornalistas que sejam pontes, que sejam tradutores e façam uma conexão entre os departamentos. Isso é o que eu entendo por um jornalista multimídia, não um jornalista que saiba fazer tudo, áudio, vídeo, texto, mas tenha um conhecimento básico de diversas áreas e se especialize em uma.

N – É essencial para o jornalista saber infografi a e saber pensar infograficamente?
C – É básico para o jornalista saber o que é infografi a e pra que ela serve. Ele não precisa saber fazer infografia.

By Adriana Rodrigues

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s